Screenshot 2021-07-23 at 10.04.06

O projeto é uma iniciativa voltada para a pesquisa da flora brasileira tintorial. Atuamos na promoção da cultura de sustentabilidade na produção têxtil e artística tendo como missão modificar a racionalidade de produção e consumo fortalecendo a preservação de métodos tradicionais e saberes originários.

Auxiliamos também empresas e organizações interessadas em promover projetos voltados ao desenvolvimento sustentável como uma estratégia potencial de mudanças positivas.

Nossas frentes de ação

PESQUISA

Registo e mapeamento de plantas tintoriais brasileiras. Análise de aplicações de corantes naturais em diferentes bases como:

. Tingimento têxtil

. Tintas

. Corantes & Pigmentos

EDUCAÇÃO

Promovemos tradições e práticas junto a empresas, escolas, organizações. projetos culturais e pessoas interessadas, nos formatos:

. Cursos online & Presenciais

. Palestras & Capacitações

. Exposições interativas

SERVIÇO

Oferecemos o serviço de tinturaria  natural  empresarial e consultoria. O objetivo desta frente é fortalecer a preservação dos métodos tradicionais têxteis.

. Tingimento natural

. Estamparia & Shibori

. Impressão botânica

PRODUTO

Linha de produtos práticos para experimentações livres:

. Corantes naturais 

. Aquarelas botânica

Tintas á oleo (em breve)

VALORES

Saberes & Preservação
Pesquisa & Conhecimento
Tradição & Cultura

VISÃO

Ser um centro de referência em pesquisa e formação de técnicas tradicionais voltadas á práticas de aplicação de corantes e pigmentos naturais e nacionais.

MISSÃO

Pesquisar e analisar plantas tintoriais brasileiras, mapear seus territórios de origem e partilhar conhecimentos e saberes a fim de preservar tradições.

Maibe Maroccolo

Direção geral e Pesquisa

Brasiliense, mestre em desenvolvimento sustentável pela University of Arts London. Depois de um período de estudos e especializações no Reino Unido, Maibe mergulhou em suas raízes brasileiras e se dedicou a pesquisar e mapear plantas tintoriais, com foco em aplicações têxteis e artísticas. Desde 2013 sua pesquisa gira em torno do potencial de corantes naturais da flora brasileira e nasce, assim, a Mattricaria. O ateliê também registra métodos tradicionais voltadas às práticas artesanais.

O projeto existe desde 2014 leva o nome científico da Camomila (Matricaria Chamomilla), que se refere à calma e à leveza — o modo de ação que norteia o fazer no ateliê. Mais recentemente, focada em compartilhar tanto a sabedoria das plantas quanto preservar os métodos tradicionais de seus usos, a Mattricaria expande suas intenções e se oficializa como Projeto de Pesquisa da Flora Brasileira Tintorial. 
fechar
Start typing to see products you are looking for.

Carrinho

fechar

Minha Conta

fechar

Usamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso site. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.